terça-feira, 17 de março de 2009

Lord Cochrane em São Luís e a Adesão do Maranhão à Independência


Lord Thomas Alexander Cochrane, 10.° conde de Dundonald, foi um almirante escocês da Real Marinha Britânica. Nascido em Annsfield (1775), ingressou na Armada Britânica com apenas 17 anos de idade, chegando, posteriormente, a combater contra o próprio Napoleão Bonaparte, que o apelidou de Loup de Mer (Lobo do Mar), tamanha era sua ousadia e vivacidade no campo de batalha. Virou membro do Parlamento Inglês e, acusado de envolvimento com atividades fraudulentas, em 1814 foi preso e obrigado a deixar a carreira naval.

Após este período nebuloso, acabou se refugiando na América Latina, onde seus serviços foram novamente requisitados em prol das lutas independentistas deste continente contra Espanha e Portugal. O que pouca gente sabe, entretanto, é que este famoso militar teve intensa participação na Adesão Maranhense à Indepêndencia do Brasil, senão decisiva.

É sabido que a forte influência e dominação lusitana que sempre aqui existiu, aliada à nossa antiga aristocracia extremamente escravocrata e conservadora, de estreitas ligações com a Metrópole e alheia aos comandos vindos do Rio de Janeiro, fez com que o Maranhão aderisse à Independência do Brasil somente em 1823, sob forte resistência dos lusos.

Foi da Junta Governativa de São Luís, sob a liderança do Major Fidié, a intenção de reprimir os atos independentistas no Piauí. Após derrota na Batalha do Jenipapo neste Estado, Fidié foge das tropas brasileiras e se refugia em Caxias. Depois de preso, foi enviado a Portugal, onde foi recebido como herói.

Os portugueses começam, então, a perder força pela falta de apoio em diversas cidades e povoados do interior; os atos independentistas eram um caminho sem volta. Restava o recôncavo luso mais bem consolidado e resistente: a Capital!

Neste momento surge a figura de Lord Cochrane que, sob ordens do Rio de Janeiro, foi enviado para cá, afim de sufocar a resistência com uma poderosa força militar. Sua esquadra foi recebida na costa ludovicense sob o pretexto de que seria um reforço português. Foi um golpe de mestre; conseguiu de forma "tranquila" desembarcar seus homens e aprisionar alguns líderes militares lusos. Tomou o controle da cidade obrigando-a a aderir, a 28 de Julho de 1823, à Independência do Brasil. No final de Agosto, o Maranhão já se encontrava devidamente incorporado ao Império, pagando caro, a partir daí, com alguns embargos imperiais por conta de sua "teimosia".

Acredito que a memória dos lusos de São Luís para o fato foi bem curta; no mesmo período da tomada da cidade, ofereceram prontamente jantar e baile a Lord Cochrane. O local onde ocorreu a homenagem é mostrado na foto; é o Solar Cesário Veras, o sobradão à direita, ao fundo, na intersecção do Beco do Couto com a Rua do Egito.

Ao que parece é que a transição foi absorvida pelos portugueses muito mais rapidamente do que se pensa...


Foto: Guia de São Luís do Maranhão, Jomar Moraes, 1995.

6 comentários:

  1. É meu caro Ramssés, parece-me que esta 'curta lembrança dos lusos de São Luís', que rápidamente aderiram à transição, tornou-se uma herança genética maldita para muitos dos nossos políticos, que sem o menor pudor, ficam pulando de galho em galho buscando o que vai lhes segurar. E olha que isto não é de agora, com esta transição imposta pelo TSE. Isto vem de muitos anos.

    ResponderExcluir
  2. Ramssés,

    olha só o que encontrei...

    http://www.orkut.com.br/Main#UniversalSearch?origin=box&exp=1&q=Cochrane


    todos descentendes dessa mesma família Cochrane


    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Caro Ramsses.
    O escocêsThomasAlexanderCochrane é ao mesmo tempo herói e vilão da Independência brasileira. veja o que diz, sobre ele, o livro 1822 de Laurentino Gomes. (Apesar de todos esses grandes feitos, até hoje seu legado é motivo de controvérsia entre os brasileiros. Lord Cochrane, como ficou conhecido na época, é particularmente odiado em SãoLuís do Maranhão, cidade que saqueou sem pudores durante a Guerra da Independência. “Cochrane, falso libertador do Norte!”, definiu o historiador Hermínio Conde em obra publicada em 1929. “É um nome sombrio ligado à história da cidade”, acrescentou Astolfo Serra, autor do Guia histórico e sentimental de SãoLuís do Maranhão. “Foi simplesmente um pirata! Não libertou a cidade; saqueou-a brutalmente)

    Raimundo Nonato Brasileiro

    ResponderExcluir
  4. irônico é Sarney em uma visita à Abadia deWestminter ,em londres,pisar na tumba de Cochrane kkk, quem saqueou mais São luis ?

    ResponderExcluir
  5. eu sou descendente dos corkburne no Brasil eu sou Brasileiro moro em Belo horizonte.Meu ancestral Alexandre cockburne 1313 Langton scotland meu nome Lecio Oliveira Gomes.

    ResponderExcluir
  6. minha familia escocesa e inglesa Cokbun, Corbun, Cockburn, Cockn, Cockburun

    ResponderExcluir