domingo, 15 de fevereiro de 2009

A História do Corpo de Bombeiros em São Luís

No fim do século XIX, São Luís contava com um dos maiores conglomerados urbanos do país, além do Produto Interno Bruto, que também era grande.
Sendo assim, as mazelas de uma grande cidade brasileira às portas do século XX eram notadamente claras.

Problemas de urbanização e saneamento eram os que exigiam maiores esforços das autoridades, implicando na necessidade da instituição de órgãos que zelassem pela defesa civil.

Nesse sentido, o ponto de partida para a implantação do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão tem origem em 1901, com a Lei nº. 294, editada em 16 de abril do referido ano, autorizando a criação de um serviço de combate ao fogo.

Apesar da determinação, somente em 1903 o funcionamento do órgão foi oficializado num "ato do Vice-Governador do Estado à época, Alexandre Colares Moreira Júnior, que criou uma Seção de Bombeiros, encarregada do serviço de extinção de incêndios, comandada por um oficial do Corpo de Infantaria do Estado, o Alferes Aníbal de Moraes Souto. A Seção tinha, além do Comandante, um 1º Sargento, dois 2º Sargentos, um Furriel, 02 Cabos e 30 soldados." Estava formada, portanto, a primeira equipe encarregada do combate a incêndios.

Os insuficientes registros históricos impossibilitam uma maior clareza na descriçao da evolução da Instituição. Sabe-se, portanto, que o Corpo de Bombeiros do nosso Estado funcionou em diversos endereços, talvez explicando o grandioso avanço físico e estrutural ao longo do tempo, já que, no início, funcionava de forma precária e, muitas vezes, improvisada.

"Sabe-se que o mesmo funcionou na Rua da Palma, no Convento das Mercês, no centro da cidade e que durante algum tempo foi municipalizado. Em 1926, a Lei estadual Nº. 1264 incorporou a Seção de Bombeiros à Polícia Militar."

O CBMMA, nos seus primórdios, também já se instalou na Av. Gomes de Castro. O crescimento qualitativo da guarnição desde então foi fundamental para a padronização e oferta de serviços tradicionais e novos.

No governo de Paulo Ramos, foi recriada a Seção de Bombeiros, cujo efetivo recebeu, à partir daí, treinamento específico. Em 1957, o órgão passou a ser administrado pelo Estado, sob a responsabilidade da Secretaria de Estado dos Negócios do Interior e Justiça e o grupamento deveria ter um oficial com especialização BM, segundo a Lei nº. 1138.

Hoje a Instituição comemora mais de 100 anos de existência e bons serviços prestados. A foto acima é de 1908 (Gaudêncio Cunha in Álbum do Maranhão); o recém-implantado serviço então com 5 anos de existência, já contava com uma característica bem singular, o aspecto multi-racial do seu efetivo.

7 comentários:

  1. Fotos muitos nstálgicas e que revelam um passado glorioso e luxuoso dos cavalheiros e damas da vida bohemia do centro dos casarões históricos de São Luís.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Sou uma apaixonada pela ilha. Confesso que morro de inveja de quem mora nessa cidade que pra mim é a mais linda do mundo. Adorei o blog, voce está de parabéns...

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela visita e pelos comentários. Sejam sempre bem-vindos; o São Luís em Cena também é de vocês...

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado pelo comentário no blog, sempre que puder passa lá e baixa uns cd´s!!!
    Estou adicionando teu blog no MUSICAMARANHENSE, como historiador que tento ser, isso aqui é um tesouro! rsrsrs
    Abração!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado mais uma vez Victor Hugo. Seja sempre bem vindo por estas paragens...

    ResponderExcluir
  7. Eduardo Bogéa
    Cara eu sou da area da ciências exatas mais sou apixonado por cultura e eu achei esse seu blog show de bolo realmente fiquei apaixonado por ele
    O meu blog é eduardobogea.blogspot.com

    ResponderExcluir