terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Bico-de-pena da Praia Grande

Este "bico-de-pena" do século XIX expressa todo o romantismo que emana de um dos bairros mais significativos do ponto de vista da herança colonial; a Praia Grande. Insistentemente chamado por muitos de "Projeto Reviver".

Esta era a vista noturna que se tinha à epoca do outro lado da foz do rio Anil, onde se encontra um bairro comercial muito famoso hoje em dia, o São Francisco. Em destaque encontramos as torres da Sé e as palmeiras imperiais do Palácio do Governo. A vista está bastante modificada nos adias atuais porém, continua belíssima e atrativa.

O clima de boemia ainda perdura na Praia Grande, ponto de encontro de intelectuais, turistas, artesãos, prostitutas e toda espécie de tribo urbana. O espaço é amplamente democrático e mescla atitudes e comportamentos modernos em meio a um cenário arcaico e colonial esplendoroso; você não sabe se presta atenção no chão onde se pisa ou se aprecia, boquiaberto, a arquitetura dos enormes casarões, estando, neste caso, vulnerável a uma topada num dos seculares (e duros) paralelepípedos que calçam as ruelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário